Liga Sorocabana de Combate ao Câncer oferece suporte para pacientes

08/10/2024
Fonte: Cruzeiro do Sul

Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de tumor mais comum entre as mulheres no Brasil. A campanha tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de promover maior acesso aos serviços de saúde. Em 2024, o câncer de mama permanece como o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, com uma estimativa de 73.600 novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Esses números trazem alerta e reforçam a relevância da conscientização e da prevenção da doença no Outubro Rosa.

A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer oferece suporte para pacientes que tiveram a doença, além da prevenção. A entidade trabalha para conscientizar sobre a importância do autoexame, o autoconhecimento das mamas, a realização de mamografias e visitas periódicas ao médico.

A presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Marisa Lopes, diz que a entidade oferece acolhimento e serviços de reabilitação para as pacientes. “Quando ela chega na Liga, tem todo o tratamento do acolhimento. Passa pela assistente social e é encaminhada aos profissionais para reabilitação. Outubro é o mês da conscientização sobre a doença, mas a Liga trabalha o ano todo”, explica Marisa.

A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer celebra em 2025 os 50 anos de serviços em prol de mulheres com a doença e na prevenção. Atualmente oferece os serviços como assistência jurídica, atividade física de caminhada e corrida, aula de culinária, doação de sutiãs e próteses mamárias, empréstimo de perucas, chapéus, lenços e echarpes, fisioterapia, odontologia, oficinas de artesanato, maquiagem, orientação nutricional, pilates, psicologia, reflexologia, reiki, yoga, entre outros serviços.

As voluntárias da Liga trabalham o ano todo em prol do combate ao câncer. A sede fica na rua Antônio de Andrade, 45, Jardim Faculdade. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones são (15) 3342-3320 e 98166-0093.

Corrida Pink do Bem

A 10ª edição da Corrida Pink do Bem Ossel Assistência está marcada para acontecer no dia 20 de outubro, a partir das 7h30, no Parque das Águas, e faz parte da programação do Outubro Rosa. O evento é organizado pela Liga Sorocabana de Combate ao Câncer com apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico.

Segundo a diretora de eventos da Liga, Erica Mora, a estimativa é receber três mil inscrições para a corrida. A competição será disputada em duas modalidades: caminhada de 3 quilômetros e corrida de 5 e 10 quilômetros.

“O objetivo da corrida, que faz parte do calendário de eventos do Outubro Rosa, é mobilizar e conscientizar as pessoas sobre a prevenção do câncer de mama e ginecológico de forma positiva e arrecadar renda para exames de biópsias das mulheres que estão aguardando na fila do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Erica Mora.

Veja algumas ações do Outubro Rosa das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sorocaba

UBS Aparecidinha
Data: dias 8, 15, 16 e 29/10

UBS Barão